quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Desafio de Aprendizagem - A educação a distância no Brasil e no mundo


A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E NO MUNDO






Observação : a primeira postagem do meu blog é um resumo de links dos comentários que fiz.


Neste Post, relato a experiência de observação e acompanhamento de dois blogs sobre que envolvem a temática de educação a distância : porsimonemedeiros.blogspot,com e educaçãoadistancia.blog.br , a partir das leituras, comentários e troca de ideias. Uma das coisas que mais me chamou atenção ao longo desse período é o quanto o assunto EAD ainda desperta preconceito e desconfiança em grande parte das pessoas. Noto que em muita literatura, blogs e principalmente nos comentários postados, uma defesa ferrenha da modalidade deixa claro o quanto professores e tutores se sentem “discriminados”. Fruto provável da massificação rápida, esse preconceito em relação ao EAD deve se dissipar com o tempo, com os resultados obtidos por alunos e instituições. Me parece que ainda se trava uma batalha nos meios acadêmicos sobre a validade do EAD.

Uma surpresa positiva que tive foi o quanto o EAD no Brasil já tem uma rica história. Confesso que não conhecia a gênese e evolução. Obviamente notamos que a evolução dos últimos dez anos foi exponencial. Mas existem uma rica história nesta evolução, que realmente me surpreendeu. O que me parece que foi possível impulsionar definitivamente o ensino a distância foi o uso das novas tecnologias. Ficou claro para mim que a internet principalmente foi o fator mais decisivo, porque permitiu uma interatividade antes inexistente. E dentro dessa internet, web sites, blogs e e-mails foram responsáveis por essa conexão quase em tempo real.

A internet e suas ferramentas permitem um acompanhamento muito “confortável” sobre a novidades de qualquer assunto. Basta se cadastrar como seguidos de um web site ou blog e pronto! Centralizado no seu e-mail, tudo de novo a respeito do seu site preferido está disponível. Isso trás uma comodidade muito interessante e permite um ganho de tempo considerável.



O trabalho proposto de observação, acompanhamento e comentários em blogs me pareceu muito proveitoso. Faz com que este “observador” interaja de forma constante e leia bastante, compartilhando e dividindo suas impressões e conhecimentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário